O Eng. Civil Sérgio Augusto Becke, associado e atual Conselheiro Estadual ASCEA no CREA SC, e a a Eng.a Civil Graziela Olivo Fermo, associada da ASCEA, participaram do XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias – COBREAP que aconteceu de 14 a 18 de Outubro de 2013, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis/SC.
No evento, o Eng. Civil Sérgio Augusto Becke apresentou o trabalho:
O CASO DE UM VENTO FORTE: DIVERSAS INTERPRETAÇÕES NA INSPEÇÃO ESCLARECEDORA ALIADAS AO INTERESSE PARA O CONTRATANTE.
O trabalho foi baseado numa perícia feita após um vento forte que atingiu um pavilhão industrial em área de expansão. Para facilitar o entendimento, o caso é mostrado sob dois pontos de vista. Sendo que, primeiramente a inspeção predial mostra sob o ponto de vista do construtor, que insistia dizer que o sinistro foi em decorrência dos ventos fortes. Em sequência, mostra-se que os ventos foram fortes, mas houve um relaxamento na execução. Ainda, como a obra já tinha cinco anos de execução e durante este período sofreu ventos de mesma intensidade na região, veio a sofrer um abalo na estrutura, que houve necessidade de ser feito reparo e reforços. Por fim, vem alertar que a Norma de Forças devidas ao vento em edificações precisa ser revista, e os cálculos de estrutura deve levar em conta este fator preponderante para a edificação suportar.
A Eng.a Civil Graziela Olivo Fermo apresentou o seguinte trabalho, de autoria da Prof.a Eng.a Civil Graziela Olivo Fermo e do Prof. Eng, Civil Norberto Hochheim:
INFLUÊNCIA DE ERROS DE MEDIDA DE POSICIONAMENTO EM MODELOS DE REGRESSÃO ESPACIAL
Na regressão espacial o diagnostico da presença de efeitos espaciais e obtido através de testes estatísticos que utilizam matrizes de vizinhança, ou matriz de pesos espaciais, cuja determinação necessita do conhecimento do posicionamento dos imóveis. O posicionamento pode ser determinado através do georreferenciamento dos dados da amostra. Este trabalho tem como objetivo principal analisar a influencia de erros de medidas de posicionamento dos imóveis da amostra no desenvolvimento de modelos de regressão espacial, com foco na avaliação da qualidade de três ferramentas de georreferenciamento: Mapa Cadastral Georreferenciado, GPS de Navegação e o aplicativo Google Earth. Para estudo foi selecionada uma amostra de 328 dados de mercado (apartamentos) na cidade de Criciúma (SC). Apos a identificação da ferramenta que fornece o melhor modelo, foi feita uma simulação para avaliar a sensibilidade do modelo a erros. São simulados erros de diversas grandezas nas coordenadas originais. Os resultados mostraram que a ferramenta mais adequada para fazer o georreferenciamento da amostra e o mapa cadastral georreferenciado, mas as outras duas ferramentas também podem ser usadas sem prejuízos para a avaliação dos imóveis. O estudo também mostrou que o modelo desenvolvido não e muito sensível a erros na determinação das coordenadas dos imóveis.
XVII COBREAP
O Instituto Catarinense de Engenharia de Avaliações e Perícias – IBAPE/SC, depois de realizar o VIII COBREAP, em 1995, promove a nova edição desse evento em 2013.
O COBREAP é o congresso técnico das áreas de avaliações e perícias de engenharia que busca promover e difundir em âmbito nacional o conhecimento técnico nas áreas de Engenharia de Avaliações e Perícias, de Inspeção Predial e de Meio Ambiente;
No XVII Congresso Brasileiro de Avaliações e Perícias, que ocorreu na cidade de Florianópolis/SC, foi apresentado a todos os associados e colegas do Brasil, por meio de exposição de trabalhos técnicos e cursos pré-congresso, o que está sendo produzido na Engenharia de Avaliações e Perícias no País.
O XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias teve como tema “USO E OCUPAÇÃO SUSTENTÁVEL DO SOLO”. As ações de urbanização, cada vez mais intensas, a expansão da agropecuária e a implantação de grandes obras de infraestrutura, devem, obrigatoriamente, estar alicerçados em um planejamento responsável que vise à sustentabilidade. Assim, durante esse evento, promoveu-se uma reflexão sobre o papel e a contribuição da engenharia de avaliações e perícias nesse contexto. Os profissionais do CONFEA e do CAU estiveram presentes, liderando as discussões no cenário político, de modo que os debates resultaram em proposições de alternativas técnica e economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente sustentáveis, que pudessem contribuir e estimular novas atitudes diante da crítica situação em que se encontra nosso planeta pelo mau uso do solo e suas riquezas. Promoveu-se uma criteriosa apreciação do modo como atualmente se desenvolvem as cidades e o campo, de forma que isso contribua no planejamento de ações que propiciem o progresso, mas evitem a destruição da natureza, preservando a qualidade de vida no planeta para as futuras gerações.
O XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias – COBREAP aconteceu de 14 a 18 de outubro de 2013, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis/SC.
Acesse o Link do Evento.
Acesse o Link dos Trabalhos Aprovados.
Comentários fechados.