Notícias

ASCEA presente na 76ª SOEA – 16 a 19.agosto.2019 – Palmas/ TO

capa_materia_abertura

Palmas mobiliza todo o Brasil para a construção do país

Cerca de duas mil pessoas prestigiaram, na noite desta segunda-feira (16/9), a solenidade de abertura da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (76ª Soea). No coração do Brasil, profissionais, estudantes, pesquisadores, docentes e lideranças políticas dos quatro cantos do país se reunirão durante quatro dias em um intenso intercâmbio. Acessibilidade, aquicultura, biomas, desenvolvimento, energia, ética, indústria, infraestrutura, mineração, petróleo, recursos hídricos, robôs, saneamento, soberania nacional e sustentabilidade são apenas alguns dos diversos assuntos abordados na programação.

Veja a programação completa

Veja o álbum de fotos

Baixe o aplicativo da Soea

Assista à playlist de vídeos no Youtube

 

“Tudo gira nas mãos da Engenharia”

Ao dar início ao evento, o presidente Confea, eng. civ. Joel Krüger, destacou a importância da Engenharia em diferentes segmentos da vida cotidiana.

“Somos os responsáveis pelo saneamento, pela mobilidade urbana, pela conservação do meio ambiente, pela mineração. O crescimento do agronegócio e da agricultura familiar conta com o trabalho dos nossos profissionais. Estamos presentes na conservação das florestas e até mesmo em áreas menos óbvias, como nos hospitais, repletos de aparelhos complexos desenvolvidos por profissionais da engenharia. Enfim, como diz uma de nossas campanhas de comunicação, ‘tudo gira nas mãos da engenharia”.

O presidente aproveitou o momento para destacar a atuação parlamentar do Confea contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 108/2019, que visa alterar a natureza jurídica dos conselhos profissionais, o que pode os levar à extinção.

“Temos nos esforçado significativamente para evitar que esse projeto de emenda à constituição seja aprovado da forma que foi redigido inicialmente. Fomos inclusive recebidos em audiência pelo presidente do Senado para tratar exclusivamente desse assunto. Agradeço aos presidentes de Creas e das demais lideranças que também têm se empenhado e mobilizado suas bancadas. Tenho a convicção de que nossa mobilização será vitoriosa e não deixaremos que a sociedade fique exposta ao risco da desregulamentação profissional”.

Entre os pontos da programação, Krüger destacou o lançamento do Programa Mulher:

“pensado para alcançar as profissionais e as estudantes que atuam nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geografia, Geologia e Meteorologia, o Programa vai alcançar o maior número de mulheres, independentemente das atividades profissionais, já que sua criação busca a igualdade de gênero. O programa foi construído com colaborações de todo o país, vindas das entidades de classe, do setor empresarial, parlamentares e de representantes da sociedade”.

“Sintam-se em casa”

Anfitrião do evento, o presidente do Crea-TO, eng. civil Marcelo Costa Maia, afirmou que a Semana ficará marcada na história da Engenharia e da Agronomia tocantinenses.

“É uma honra ver esta jovem capital sendo anfitriã do maior encontro profissional da área, colocando em pauta os temas importantes para o desenvolvimento social e econômico do país e também da região”.

Maia aproveitou o momento para destacar que conselhos profissionais e a Engenharia, por meio da fiscalização, são estratégicos na garantia da segurança da sociedade.

“Tenham todos um bom evento e se sintam em casa”.

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro, na ocasião representando o governador Mauro Carlesse, destacou ser uma alegria receber a 76ª Soea no estado.

“Sabemos que aqui estão presentes todas as vertentes da Engenharia brasileira e também de outros países. Palmas e Tocantins se sentem orgulhosos pela grandeza do debate. Receber um encontro como este seguramente fortalece todo o governo do estado”

destacou o vice-governador, desejando discussões amplas e benéficas para o país.

A prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, afirmou que a escolha da “capital do calor humano” não poderia ter sido melhor, dada a natureza planejada do município e sua vocação para o agronegócio. Em seu discurso, a prefeita ressaltou o importante papel de fiscalização exercido pelo Sistema Confea/Crea na garantia de segurança para a população.

“Palmas, em 30 anos, nunca vivenciou um acidente envolvendo estruturas de Engenharia. Nosso crescimento continua acima da média, e essa mudança passa significativamente pela mão dos engenheiros”.

Em seu discurso, o presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, reafirmou a responsabilidade da Caixa de Assistência como o braço social do Sistema Confea/Crea e Mútua.

“Registramos melhorias e avanços constantes na atuação da Mútua e as iniciativas que ela encabeça têm o propósito de alavancar ações voltadas à área tecnológica em todas as suas vertentes, primando por aspectos como inovação, empreendedorismo social e a união de esforços em busca de desenvolvimento e do bem comum”.

Ainda durante a abertura, os ex-conselheiros federais que encerraram mandato em 2018 receberam certificado de serviços relevantes prestados à nação. São eles: eng. civ. Alessandro Machado, eng. eletric. Carlos Batista das Neves, eng. agr. Daniel Salati, eng. agr. Francisco Soares e eng. mec. William Alves Barbosa.

Após o fim da solenidade, os participantes assistiram à apresentação musical promovida pelo grupo de música tocantinense Amazoni Cantoria, composto por cinco cantores e compositores. Um deles, Juraídes da Cruz, participou da última edição da Soea, em 2018, em Maceió, quando representou Tocantins como próxima sede do evento. Os outros integrantes do conjunto são Dorivã, Lucimar, Braguinha Barroso e Genésio Tocantins.

Fortalecimento das Entidades Precursoras é pauta da 76ª Soea

O fortalecimento do Sistema Confea/Crea pelo reconhecimento, história e trajetória das entidades precursoras foi o foco das discussões e debates do encontro das instituições de representação profissional no segundo dia de programação da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que acontece no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas (TO). A pauta trouxe para discussão diversos temas com destaque para o planejamento e dinamização das precursoras; estatuto e eleição; assuntos pontuais dos regionais e alteração da Resolução nº 1.070/2015, sobre registro de entidades de classe no Confea.

A ASCEA e demais Entidades Precursoras de SC à frente da elaboração da proposta de Regimento Interno do Colégio de Entidades Precursoras

f9518582-97d5-4a9a-acb0-01b97fa2a48d

Entidades Precursoras realizam segundo encontro nacional durante a 76ª SOEA em Palmas – TO. O evento teve a participação das 42 entidades precursoras, que tem como Coordenador o presidentes da Associação Catarinense de Engenheiros – ACE, engenheiro civil Carlos Koyti Nakazima, e seu adjunto, engenheiro eletricista Lenaldo Cândido de Almeida do Instituto Politécnico da Bahia – IPB.

O Conselheiro da ASCEA Eng. Eletr. Evânio Ramos Nicoleit, referendado “in loco” pela presidente da ASCEA o Eng.a Civil Rodrigues da Silva e pelo vice-presidente Eng. Civil Sérgio Augusto Becke, solicitou ao plenário de Entidades Precursoras que se criasse uma comissão para elaborar e apresentar uma proposta de regimento interno para a integração das Entidades Precursoras num prazo de 30 dias.

Em discussão na sessão, a Presidente da ASCEA, Eng a. Civil Kamila Rodrigues Da Silva, o Vice-Presidente Sérgio Augusto Becke e o ex- presidente da ASCEA o Conselheiro do CREA-SC Eng. Eletr. Evânio Ramos Nicoleit se propuseram a fazer o Regimento Interno das Precursoras, para estabelecer os parâmetros das atividades e regulamentações.

Ficou estabelecido que a ASCEA juntamente com as demais Entidades precursoras elaborarão a proposta coletivamente que será então compartilhada com as demais precursoras do país para que os encaminhamentos protocolares sejam dados no Encontro de Lideranças do Sistema CONFEA/CREA  em Brasília em 2020.

Ainda teve como Discussão:

  • Planejamento e dinamizações das Precursoras;
  • Discussão do critério e sugestão de escolha do Conselheiro Federal por modalidade de estado;
  • Rever critério da rosa dos ventos;
  • Alteração da Resolução 1070 sobre registro de entidades de classe no CONFEA;
  • Sugerir ao CONFEA que a escolha dos eventos da SOEA se de fácil acesso ao transporte aéreo, com mais opções de horários de voo;
  • Explanação sobre patrocínio de estande.

A 76ª SOEA, o Contecc e o 10º CNP espelham o trabalho desenvolvido pelo Sistema CONFEA/CREA

Durante a SOEA aconteceu também o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc). Tiveram 24 trabalhos dentre estes 7 são da modalidade Agronomia, 6 da modalidade Civil, 1 da modalidade Elétrica, 2 da modalidade Mecânica/Metalúrgica, 2 da modalidade Química, 1 da modalidade Agrimensura, 1 de Geologia/Minas e 4 trabalhos da área Experiência Profissional/Educação/Gestão. Confira aqui a relação completa.

A 76ª SOEA, o Contecc e o 10º CNP espelham o trabalho desenvolvido pelo Sistema CONFEA/CREA em defesa:

  • da valorização de profissionais e empresas;
  • da inclusão das atividades da Engenharia e Agronomia como essenciais e exclusivas de Estado;
  • da representação de todos os estados da Federação no plenário do Conselho Federal;
  • da atuação firme e propositiva das Frentes estaduais e federal pelo reconhecimento da atuação de engenheiros, agrônomos, geógrafos, geólogos e meteorologistas brasileiros;
  • de alterações no PL 1292/95, que trata da revisão da Lei de Licitações;
  • da valoração da relação com as instituições de ensino e com o Ministério da Educação;
  • do estreitamento de relações internacionais com entidades, instituições e órgãos governamentais de outros países e;
  • do incentivo às pesquisas científicas.

ASCEA presente na 76ª SOEA – 16 a 19.agosto.2019 – Palmas/ TO

IMG_9701

A Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos marca presença na 76a. SOEA, por meio de sua presidente da ASCEA o Eng.a Civil Rodrigues da Silva, convocada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) como representante de Entidade Precursora do Sistema CONFEA/CREA. Também estiveram presentes, do quadro da ASCEA, o vice-presidente Eng. Civil Sérgio Augusto Becke, o Conselheiro Estadual do CREA-SC e vice-presidente da ASCEA, Eng. Eletr. Evânio Ramos Nicoleit, 2o. Secretário da ASCEA e Diretor da Inspetoria Regional de Criciúma/SC do CREA-SC Eng. Amb. Ingo Eugênio Dal Pont Werncke, o Conselheiro Estadual do CREA-SC e Conselheiro Fiscal da ASCEA Geól. e Eng. Seg. Trab. Clóvis Norberto Savi e o Conselheiro Estadual do CREA-SC Eng. Mec. Ernani Costa.

Propostas do CNP refletem o sentimento da Engenharia Nacional

Os rumos do Sistema Confea/Crea e Mútua para os próximos anos são definidos na tarde de sábado, 21/09/2019, durante a Sessão Plenária Final do Congresso Nacional de Profissionais. 

ASCEA presente no 10ª CNP – 20 e 21.agosto.2019 – Palmas/ TO

No 10º CNP, tiveram 45 Propostas Nacionais Sistematizadas (PNS) debatidas. Com número variável de integrantes e diferenciados por cor, os oito grupos de trabalho analisam até este sábado (21), último dia do 10º CNP, todas as 45 Propostas Nacionais Sistematizadas, em torno dos eixos temáticos: atuação profissional, atuação das empresas, infraestrutura, inovações tecnológicas e recursos naturais. As propostas aprovadas em seis ou mais GTs estão automaticamente aprovadas no 10º CNP; e as propostas rejeitadas em seis ou mais GTs estão definitivamente rejeitadas – de maneira que nenhuma dessas entra na pauta da Sessão Plenária Final.

banner_caderno_CNP

A Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos marca presença na 10a. CNP, por meio de sua presidente da ASCEA o Eng.a Civil Rodrigues da Silva e de se Conselheiro Fiscal e Conselheiro Estadual do CREA-SC Eng. Mat. e Seg Trab. Bruno Gambalonga Jr.

Aconteceu na ASCEA: Palestra Lajes Nervuradas e Protensão – 04.Set.2019 – Criciúma/SC

Aconteceu na noite de 04.Set.2019, na ASCEA, no Auditório da Inspetoria Regional do CREA de Criciúma, a Palestra Lajes Nervuradas e Protensão, promovida pela ASCEA, Atex do Brasil e Evehx.

Foram tratados os seguintes temas:

Tema 1: Lajes Nervuradas: natureza da laje nervurada e suas vantagens econômicas, laje nervurada com protensão, processo executivo, tipos de ancoragem/ferragem/concretagem, tipos de estrutura, normas de incêndio e de desempenho, além de estudos de caso
Palestrante: Prof. Eng. Marcos Terra (Diretor Técnico Atex do Brasil)

Tema 2: Protensão: Tecnologia aplicada a processos executivos.
Palestrante: Eng. Alex Marcel Schonemborn (Diretor Geral na EVEHX Engenharia)

Esse foi mais um evento promovido pela ASCEA e seus parceiros, que lotou a casa, com o objetivo de enriquecer os profissionais de informação, networking e conhecimento!!!

Realização: ASCEA, Atex do Brasil e EVEHX

Apoio: INAEP

Aconteceu na ASCEA: Palestra – Princípios e Práticas da Lean Construction – 27.Ago/2019 – Criciúma / SC

O Prof. Eng. Leopoldo Pedro Guimarães Filho, Dr. ministrou na ASCEA a palestra “Princípios e Práticas da Lean Construction” na noite de 27.08.2019, no Auditório da Inspetoria de Criciúma do CREA-SC. A atividade foi voltada a profissionais engenheiros e da área tecnológica da ASCEA. A palestra abordou os conceitos associados ao Lean Construction e relacionados a redução dos desperdícios, aumento de produtividade, ganho de área, melhorias ergonômicas, eliminação de problemas de qualidade, redução de movimentações e competitividade dentre outros resultados, melhorando processos na empresa alinhados ao mercado da construção civil, enfatizando as principais ferramentas.

 

ASCEA firma convênio com a CDC Store Papelaria e Presentes – 26.08.2019 – Criciúma / SC

Na tarde de Segunda-Feira, 26.08.2019, na sede da CDC Store, o Diretor Comercial da CDC Store Eng. Mat. e Seg. Trab. Bruno Gambalonga Jr e a Presidente da ASCEA Eng.a Civil Kamila Rodrigues da Silva assinaram convênio de parceria e cooperação, em que a CDC Store concede aos associados da ASCEA DESCONTOS/CONDIÇÕES ESPECIAIS de até 10% em produtos e serviços sobre os preços indicados em produtos e serviços, segundo condições previstas no programa +Descontos, para associados, do quadro de Associados da ASCEA, mediante apresentação de atestado/documento de identificação expedido pela a ASCEA, conforme contrato de convênio, sobre os preços da tabela vigente.

De acordo com a presidente da ASCEA Eng. Civil Kamila Rodrigues da Silva, 

Este convênio visa promover a valorização dos associados por meio de mais uma parceria em que podemos oferecer aos associados descontos em uma loja de papelaria, materiais de escritório, serviços de impressão, plottagem, confecção de banners e Presentes, essencial a atividade da engenharia, arquitetura e área tecnológica. É mais um benefício aos nossos associados.

Acompanharam a assinatura do evento o Vice-Presidente da ASCEA – Eng. Civil Sérgio Augusto Becke, o Conselheiro Fiscal da ASCEA Eng. Civil Denis Assis da Silva e o Ex-Presidente da ASCEA Eng. Eletr. Evânio Ramos Nicoleit.

O convênio está vigente desde 26.10.2019.

CDC Store no instagram: http://www.instagram.com/cdcstoreoficial/?hl=pt-br