Notícias

2a. Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema CONFEA/CREA – 18.04.202018 – Maceió / AL

A 2a. Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea está acontecendo 18.04.2018 a 20.04.2018 em Maceió/AL. Entre os informes e assuntos pautados destacam-se Livro de Ordem Nacional; ART Nacional; Fiscalização; Criminalização do exercício Ilegal da Profissão; Propostas para a Nova Lei de Licitações; Diárias, Jetons e Verbas de Representação; Posicionamento do Plenário contra a Privatização do Sistema Eletrobás; Audiência no Ministério do Trabalho – sobre a Reciprocidade para o Exercício Profissional no País e fora do País; Inserção Internacional; Reuniões com Órgãos de Controle – TCU e CGU; Conselhos dos Técnicos e Convênio com a ABNT.

A Reunião conta com a presença do Presidente do CREA-SC, Eng. Agrôn. Ari Geraldo Newmann, do Conselheiro Federal Eng. Agrôn. Evandro José Martins e dos diretores Eng.a Civil Roberta Mass dos Anjos e Eng. Eletr. Evânio Ramos Nicoleit.

Lançamento da 75a SOEA

Às 19h00 de 18.04.2018 Lideranças do Sistema e autoridades participam da solenidade de lançamento da 75ª SOEA – Semana Oficial de Engenharia e Agronomia – que ocorrerá na Associação Comercial de Maceió (AL), a partir das 18h30.

A 75ª SOEA será realizada de 21 a 24 de Agosto de 2018 em Maceió/AL no Centro de Convenções Ruth Cardoso. A Semana Oficial e deve reunir cerca de três mil pessoas em agosto. Entre os espaços, a preocupação em acomodar as diversas atividades do evento, que contemplam reuniões, palestras, minicursos, ExpoSoea e o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc).

CONTECC

O conselheiro federal e coordenador do CONTECC, Fernando Bemerguy, destaca a capacidade que o Congresso tem em aproximar o Sistema da vida acadêmica. Já José Geraldo Baracuhy, que está integrando a diretoria da Mútua e está à frente do CONTEC, informou que no banco de dados do Congresso já constam cerca de dois mil trabalhos no decorrer desses anos. A partir do lançamento do website da 75a. SOEA, em 20.04.2018, os interessados já poderão postar seus trabalhos. O prazo para submissão se encerra no dia 27.05.2018. Baracuhy ainda falou da importância em cada Crea apresentar inovações durante a Semana. “Essa oportunidade de trocar experiências entre as diversas realidades que permeiam os Regionais”.

Fonte: http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=22728&sid=10

Sessão Plenária 863 do CREA-SC ao vivo pelo You Tube – 13.04.2048 – Florianópolis / SC

Acompanhe ao vivo pelo canal do You Tube do CREA-SC a Sessão Plenária 863. Entre os assuntos gerais estão apresentação e recomposição dos Grupos de Trabalho do Conselho, entre eles o GT dos Técnicos e o GT de Engenharia Pública, relato da Comissão de Renovação do Terço, participação do CREA no Fórum Mundial da Água e nos encontros macrorregionais do CDER – Colégio de Entidades Regionais. Participação do conselheiro federal Eng. Agr. Evandro José Martins. Clique aqui para assistir. 

Image2 130420181721

Image3 130420181720

 

Aconteceu na ASCEA: WORKSHOP CONSTRUINDO DE FORMA INTELIGENTE – 12.04.2018 – Criciúma / SC

WORKSHOP CONSTRUINDO DE FORMA INTELIGENTE

PALESTRA 1: GESTÃO DE OBRAS POR INDICADORES
PALESTRA 2: CONSTRUINDO COM INTELIGÊNCIA E EFICIÊNCIA

A ASCEA realizou com o apoio do CREA-SC na noite de 12 de abril de 2018 o Workshop Construindo de Forma Inteligente, tendo Local: ASCEA-CRICIÚMA – Rua Thomé de Souza, 829 – Bairro Michel – Cidade: Criciúma /SC, com Carga horária de cada palestra: 45min, Intervalo entre as palestras: 15min. O evento foi voltado para engenheiros, arquitetos, estudantes e construtores. O WORKSHOP CONSTRUINDO DE FORMA INTELIGENTE abordou inovações tecnológicas e métodos de gestões eficientes para construção civil.

PALESTRA 1: GESTÃO DE OBRA POR INDICADORES – ABORDAGEM DO MÉTODO LEAN CONSTRUCTION POR INDICADORES.

Palestrante Tiago Alves: Sócio proprietário da Saymom Alves Engenharia. Engenheiro Civil, formado no Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialista em planejamento e controle da construção pela UNISOCIESC/FGV. Pós graduando Gestão de obras na UNISOCIESC/FGV. Artigos publicados: A importância do sistema Last Planner para construção civil; Aplicação do Lean Construction em obra de alvenaria estrutural.

Teve como conteúdo:

– Desafios na construção civil;
– Abordagem do ciclo PDCA e Lean Construction;
– Importância dos indicadores para construção civil;
– Aplicação de indicadores na gestão de: Prazos; Custos; Qualidade; Suprimentos e Canteiro de obras.

PALESTRA 2: CONSTRUINDO COM INTELIGÊNCIA E EFICIÊNCIA – ABORDAGEM DOS MÉTODOS CONSTRUTIVOS STEEL FRAME E DRYWALL

Palestrante Rafael C. Citadini: Sócio proprietário da Steel Frame Engenharia. Engenheiro Civil, formado no Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialista em construção de obras a seco. Grande experiência em execução de obras industriais de grande porte (destaque para o projeto da fabrica de cimento da Votorantim em Goiás – PROJETO EDEALINA)

Teve como conteúdo:

– Surgimento do steel frame.
– modelos construtivos
– tipologias estruturais
– Aplicações nas obras
– Relação custo/ prazo

Aconteceu na ASCEA: Palestra SmartWire – A Evolução da Fiação Elétrica em Controle, Monitoração e Acionamentos Industriais – 11.04.2018 – Criciúma / SC

Palestra: Smart Wire A Evolução da Fiação Elétrica em Controle, Monitoração e Acionamentos Industriais

A ASCEA e a empresa EATON promoveram a Palestra ocorrida na noite 11 de abril de 2018 : Smart Wire A Evolução da Fiação Elétrica em Controle, Monitoração e Acionamentos Industriais no Auditório da Inspetoria Regional do CREA-SC de Criciúma. Rua Thomé de Souza, No. 829 – Bairro Michel. O Evento foi apoiado pelo CREA-SC e teve por objetivo apresentar inovações no sistema Smart Wire em comandos elétricos voltado para engenheiros, técnicos, estudantes e construtoras.

Palestrante: Eng. Eletr. James Mello, com formação do Palestrante (Mini Currículo): Gerente de produtos EATON (automação e acionamento de motores). Engenheiro Eletricista (ULBRA, com ênfase em automação industrial). MBA em Marketing (FGV)

Público Alvo:
– Empresas de engenharia elétrica;
– Empresas montadoras de painéis;
– Industrias que utilizam acionamentos elétricos industriais;
– Engenheiros Eletricista / Automação / Mecatrônica e áreas da engenharia que envolvam acionamentos elétricos industriais;
– Técnicos em Eletrotécnica / Eletrônica / Automação / Eletromecânica
– Projetistas (área elétrica);

Conteúdo da Palestra: Rede SmartWire
– Fim da fiação tradicional de comando elétrico (em direção à Indústria 4.0);
– Reduções de custos (tempo, espaço, engenharia, componentes….);
– Dispositivos elétricos industriais compatíveis com o SmartWire;
– Flexibilidade de comunicação com CLPs do mercado;
– Acesso remoto via smartphones e tablets;
– Especificações da rede;
– Vantagens em relação a fiação tradicional;

FolderConvite Palestra EATON – CREA