Notícias

Reunião Plenária do CREA-SC em Blumenau – 09.11.2018 – Blumenau / SC

Fonte:
CREA-SC. Acompanhe ao vivo a reunião Plenária do CREA-SC em Blumenau. http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=noticias-detalhe&id=5126

 

Image081120181446400279

O CREA-SC realizou na tarde de 09.11.2018, em Blumenau, a Reunião Plenária de Nº 869, no Campus 2 da FURB (Bloco D), com a participação dos conselheiros estaduais representantes das entidades de classe e instituições de ensino do estado. A Reunião foi transmitida ao vivo pelo canal do CREA-SC no YouTube: http://youtube.com/creasc

A abertura contou com as presenças do Reitor da FURB, Prof. Dr. João Natel Pollonio Machado, e da Reitora Eleita, que assume o cargo em 31/01, prof. Arq. Márcia Cristina Sardá Espíndola, primeira reitora na Universidade.

Esta foi a segunda vez, em 60 anos de história do CREA-SC, que o Plenário reuniu‑se fora da sede. O presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, ressalta a importância do evento para a região com o objetivo de valorizar as entidades de classe e os profissionais do Vale do Itajaí. Visa ainda a descentralização e a interiorização das atividades para outras regiões do estado.

Blumenau marca história ao sediar esta plenária que dá transparência às ações do Conselho e divulga para a comunidade regional as atividades desempenhadas pelos conselheiros de forma honorífica, com a função de analisar, fundamentar e julgar os processos decorrentes das ações de fiscalização.

A Reunião ainda cntou com participação do Diretor da Inspetoria Regional de Blumenau do CREA-SC, Eng. Civil José Jacques Zeitoune e de autoridades classistas e governamentais da região.

Entres os eventos paralelos, destaque para a solenidade em comemoração ao aniversário de 65 anos da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale Do Itajaí (AEAMVI), na noite de sexta-feir (9), na RIVAGE.

Outro evento importante foi o IV Fórum de Ética Profissional do CREA-SC, na quarta-feira (7), também no auditório do Campus II da FURB. O Fórum esclareceu sobre a legislação profissional do Sistema com palestras sobre Introdução ao Sistema Confea/Crea e Mútua; Princípios Éticos, Governança, Resiliência e Compliance: Exercício da Engenharia; e Principais Infrações Éticas. Clique aqui para saber mais sobre o Fórum.

Saiba mais em http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=noticias-detalhe&id=5126

 

Nota de Falecimento – Eng. Agrim. José Carlos Rocha (o Rochinha) – 08.11.2018

Image081120181446

A engenharia catarinense está de luto. Faleceu em 08.11.2018, quinta-feira, o Eng. Agrim. José Carlos Rocha (o Rochinha), em Blumenau/SC.

O profissional foi inspetor da inspetoria Regional de Criciúma do CREA-SC, indicado pela ACEAG. Engenheiro Agrim. José Carlos Rocha, um engenheiro que valorizou a profissão e a sua categoria profissional.

A ASCEA manifesta seus sentimentos aos familiares, amigos e colegas pela perda e nos solidarizamos com sua dor. Nossos Pêsames e que Deus ilumine e conforte seus corações.

Diretoria da ASCEA

CREA-SC palestra na I Semana Acadêmica de Engenharia – SAENG – do SENAI de Blumenau – 05.11.2018 – Blumenau / SC

O Diretor – 1º Tesoureiro – do CREA-SC Eng. Eletr. Evânio Ramos Nicoleit, ministrou palestra na noite de 05.11.2018 na I Semana Acadêmica de Engenharia – SAENG – do SENAI de Blumenau com o tema Gestão da Inovação e Valorização Profissional na Engenharia. A I Semana Acadêmica de Engenharia (SAENG) é um evento institucional da Faculdade SENAI – Blumenau. Este ano, ocorreu no mês de novembro nos dias 05 e 06 e envolveu, em especial, os cursos de Engenharia Mecânica proporcionando envolvendo palestras, minicursos e debates com os egressos. O convite partiu Prof. Me. Ricardo Kratz, Coordenador de Cursos de Engenharia e Pós-Graduação da Faculdade SENAI.

O evento teve por objetivo realizar um evento compartilhado, atendendo às expectativas da valorização dos profissionais do Sistema CONFEA/CREA e da qualificação da comunidade acadêmica, futuros profissionais com registro no CREA-SC, dos cursos da Área de Engenharia da Faculdade SENAI – Blumenau.

Sessão Solene de Aniversário de 61 Anos da ASCEA e 10º EAT – Edição 2018 – Encontro e Jantar Dançante de Engenheiros, Agrônomos, Arquitetos e Técnicos – 26.10.2018 – Criciúma / SC

2018 - Sessão Solene e 10o Capa Face

Foi com grande satisfação e alegria que aconteceu a Sessão Solene e 10º  EAT – Edição 2018 – Encontro e Jantar Dançante de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Técnicos – na noite de 26 de outubro de 2018, evento em comemoração ao Dia dos Profissionais dos sistemas CONFEA/CREA-SC e CAU, com destaque aos 61 anos da ASCEA – Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos.

O evento foi realizado pela ASCEA – Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos – e apoiado pelos seguintes órgãos e entidades:

• CREA-SC – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina;
• MÚTUA-SC – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-SC;
• CREDCREA – AILOS – COOPERATIVA DE CRÉDITO;
• ACEAMB – Associação Catarinense de Engenharia Ambiental;
• ACEAG – Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores;
• ACATEMI – Associação Catarinense dos Técnicos em Mineração;
• ACEM – Associação Catarinense dos Engenheiros de Minas;
• AEASC – Associação de Engenheiros Agrônomos do Sul Catarinense;
• IAB-SC – Instituto de Arquitetos do Brasil Núcleo Criciúma;
• SENGE-SC – Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina;
• AEASC – Associação dos Engenheiros Agrônomos Sul Catarinense;
• AREA-TB – Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos Vale do Rio Tubarão.

O Evento teve por objetivo promover a valorização das profissões da área tecnológica e o encontro de colegas de profissão para estreitar os laços de amizade e também estabelecer novas relações e contatos. O evento contou com a presença das seguintes personalidades:

• Presidente do CREA-SC, Eng. Agrônomo ARI GERALDO NEUMANN;
• Coordenador do Colégio de Entidades Regionais de Santa Catarina – CDER–SC – Eng. Agrim. VALDIR PEDRO SCHNEIDER;
• Diretor Geral da MUTUA-SC, Eng CIVIL ABELARDO PEREIRA FILHO;
• Diretor do CREA-SC – 1º Tesoureiro, Eng. Eletr. Evânio Ramos Nicoleit;
• Presidente da ACEAMB – Associação Catarinense de Engenheiros Ambientais, Eng. Amb. LUIZ HENRIQUE SILVA, neste ato representando a Eng. Amb. ÉMILIN DE JESUS CASAGRANDE DE SOUZA;
• Presidente da ACEAG – Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores, neste ato representado pelo Eng. Agrim. Dagoberto Semprebom;
• Presidente da AEASC – ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DO SUL CATARINENSE, Engenheiro Agrônomo RENÊ KLEVESTON;
• Diretor da Inspetoria Regional de Criciúma do CREA-SC, ENG. AMB. INGO EUGÊNIO DAL PONT WERNCKE;
• Presidente da ACATEMI – Associação Catarinense dos Técnicos em Mineração, Técnico em Mineração Rui Ramos Silveira;
• CREDCREA – AILOS – COOPERATIVA DE CRÉDITO, neste ato representado pela Sra. Bruna Meller e pelo Sr. Ricardo Medeiros.

Homenagem Profissional

Na Sessão Solene, houve momento especial para as homenagens, em especial, a alguns dos profissionais que se destacam por uma atuação ética, profissional, competência, empenho e dedicação ajudando a construir a valorização dos profissionais em nome da engenharia, arquitetura e tecnologia da região. Em todas as obras, de pequeno à grande porte, existe sempre a participação de um profissional dos Sistemas CONFEA/CREA e CAU. Os profissionais de destaque foram homenageados pelas Associações Profissionais com sede em Criciúma.

Profissional Destaque 2018 ASCEA

O Homenageado como Profissional Destaque 2018 da ASCEA – Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos foi o Eng. Agrim. e Civil JAIR PAULO SAVI.

DSC01173

Curriculum Resumido do Eng. Agrim. e Civil JAIR PAULO SAVI: Concluiu o Primeiro Grau (1964) no COLÉGIO DOM DANIEL HOSTIN em Forquilhinha/SC; Tem em sua FORMAÇÃO o Curso Cientifico e Técnico Agrícola (1969) – 2º grau – pelo CAC – COLÉGIO AGRÍCOLA DE CAMBORIÚ/SC; Licenciatura em Matemática (1973) pela FUCRI/UNESC – Fundação Educacional de Criciúma – em Criciúma/SC;  Bacharelado em Eng. de Agrimensura (1978)  pela FUCRI/UNESC em Criciúma/SC; Bacharelado em Eng. Civil (2004) pela UNESC – UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL DE SANTA CATARINA em Criciúma/SC; Atualmente é acadêmico do Curso de Bacharelado em Eng. de Minas pela SATC Criciúma/SC. Em sua trajetória profissional é o Atual Diretor técnico da EMPRESA: SAVI FUNDAÇÕES E SONDAGENS LTDA, foi Presidente 2010 a 2016 do SINDUSCON – SINDICATO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO EXTREMO SUL DE SANTA CATARINA e desde 2016 ocupa o cargo de  Vice-Presidente. Foi Professor da SATC no ano de 1974 – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA; foi Professor na FUCRI/UNESC em 1982; foi professor no COLÉGIO MADRE TERESA MICHEL em 1972; Trabalhou na EMPRESA: BRANDÃO, ocupando o cargo de Técnico Agrícola em 1970; entre tantas outras realizações. 

A entrega da homenagem da ASCEA, foi feita pelo seu presidente Eng. Civil Sérgio Augusto Becke e pelo Presidente do CREA-SC, Eng. Agrôn. ARI GERALDO NEUMANN e pelo Diretor do CREA-SC – 1º Tesoureiro, Eng. Eletr. Evânio Ramos Nicoleit;

Na homenagem ao Eng. Agrim. e Civil JAIR PAULO SAVI, continha: “A Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos certificam o Engenheiro JAIR PAULO SAVI, como DESTAQUE PROFISSIONAL ASCEA. De acordo com a Assembleia Geral Ordinária da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, realizada no dia realizada no dia 08 de agosto de 2018, na Sede da ASCEA – Entidade Precursora do Sistema CONFEA/CREA. Criciúma, 26 de Outubro de 2018”

Na ocasião foi também entregue O PRÊMIO DESTAQUE PROFISSIONAL. Este simbolizado por uma estatueta dourada em forma humana sobre um pedestal, carregando uma coroa de louro em seu peito. A coroa simboliza a imortalidade, por permanecer verde durante todo o inverno. O registro deste reconhecimento é importante para que as futuras gerações de estudantes e profissionais da área possam conhecer os acontecimentos, a história e a memória da Engenharia do Sul Catarinense. Acreditamos que guardar a memória da Engenharia é uma obrigação para todos aqueles que têm compromisso com a valorização e o reconhecimento da nossa profissão no País.

Profissional Destaque 2018 ACEAMB

A Homenageada como Profissional Destaque 2018 da ACEAMB Associação Catarinense de Engenheiros Ambientais, foi  a Eng.a Amb. ÉMILIN DE JESUS CASAGRANDE DE SOUZA

DSC01183

Curriculum Resumido da Eng.a Amb. ÉMILIN DE JESUS CASAGRANDE DE SOUZA: Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2013) e Pós Graduanda em Direito Ambiental. Profissional com 7 anos de experiência na gestão de equipes e de processos na industrias têxtil. Já atuou na pesquisa, realizando trabalhos acadêmicos de gestão de resíduos sólidos; e prestação de serviços, realizando planos de saneamento básico e palestras sobre meio ambiente. Trabalha também com licenciamentos ambientais, conhecendo as necessidades dos profissionais que atuam neste mercado. Atualmente atua na equipe da startup elicencie, gestão de licenças e condicionantes ambientais

A entrega da homenagem da ACEAMB foi feita o Presidente do CREA-SC, Eng. Agrôn. ARI GERALDO NEUMANN e pelo Diretor da Inspetoria Regional de Criciúma do CREA-SC, ENG. AMB. INGO EUGÊNIO DAL PONT WERNCKE.

O CONTEÚDO DA PLACA DE Homenagem trazia: “HOMENAGEM ESPECIAL DA ACEAMB PARA a Eng.a Amb. Émilin de Jesus Casagrande de Souza. Nosso Reconhecimento pela dedicação, comprometimento e profissionalismo e pelos serviços prestados ao longo desses anos junto a Engenharia Ambiental Catarinense. Criciúma, 26 de Outubro de 2018.”

Profissional Destaque 2018 AEASC 

A Homenageada como Profissional Destaque 2018 da AEASC – Associação de Engenheiros Agrônomos do Sul Catarinense foi a Eng. Agrôn. Lúcia de Lurdes Cimolin da Silva.

DSC01192

Curriculum Resumido da Eng. Agrôn. Lúcia de Lurdes Cimolin da Silva: tem formação como Bacharel em Eng. Agrônoma pela UFSC; Especialização em proteção de Plantas na Universidade Federal de Viçosa. Exerceu diversos cargos e funções em sua trajetória profissional, dentre eles destacam-se Chefe da Unidade de Cadastramento/INCRA em Siderópolis; Secretária Municipal de Agricultura em Siderópolis/SC; Funcionária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC; Gerente Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina; Responsável pelos Programas de Abastecimento Urbano, Reflorestamento, Mecanização Agrícola da CIDASC; foi Prefeita da Cidade de Treviso-SC; Membro do Conselho de Desenvolvimento Regional da 21ª. Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina; Vice-Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC; Presidente Interina da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC; Diretora Regional do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina; Representante da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Sul Catarinense junto à Inspetoria Regional do CREA-SC, em Criciúma; Integrante do Comitê Gestor da Unidade de Conservação Ambiental APA do Rio Ferreira – Treviso-SC; Secretária da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Sul Catarinense; Integrante do Comitê Técnico da Associação Brasileira dos Avicultores Integrados; Vice-Presidente do Conselho Municipal de Turismo do município de Treviso; dentre outros.

A entrega da homenagem da AEASC à Eng.a Agrôn. Lúcia de Lurdes Cimolin da Silva foi feita pelo Presidente do CREA-SC, Eng. Agrôn. ARI GERALDO NEUMANN e pelo Presidente da AEASC, Eng. Agrôn. Rene Kleveston.

Agradecimento à Comissão de Organização do Sessão Solene de Aniversário de 61 Anos da ASCEA e 10º EAT – Edição 2018 – Encontro e Jantar Dançante de Engenheiros, Agrônomos, Arquitetos e Técnicos

DSC01195

A organização do evento foi conduzida pela Comissão de Organização do Sessão Solene de Aniversário de 61 Anos da ASCEA e 10º EAT – Edição 2018 – Encontro e Jantar Dançante de Engenheiros, Agrônomos, Arquitetos e Técnicos que foi coordenada pala Eng.a Civil KAMILA RODRIGUES DA SILVA e acompanhada pela diretoria da ASCEA,

O presidente Eng. Civil Sérgio Augusto Becke agradeceu o suporte da Diretoria da ASCEA, em especial à Coordenadora da organização do evento, a Eng.a Civil KAMILA RODRIGUES DA SILVA, que em sua manifestação deu as boas vindas a todas e todos. Cumprimentou as autoridades e agradeceu a comissão, presidente e toda a diretoria da ASCEA pelo apoio e confiança. Agradeceu á equipe de buffet, garçons, recepcionistas, músicos e cerimonial pelo comprometimento e profissionalismo. Nas palavras da Eng.a Civil KAMILA RODRIGUES DA SILVA:

Agradeço ao presidente da ASCEA Eng. Sérgio Augusto Becke pela confiança depositada. Fizemos o máximo para que tudo saísse como proposto e esperado. E estamos sempre a disposição para contribuir. Uma boa noite a todos.

Pronunciamento do Presidente da ASCEA – Eng. Civil Sérgio Augusto Becke.

DSC01200

O Presidente da ASCEA, Eng. Civil Sérgio Augusto Becke, agradeceu a Presença do Presidente do CREA-SC, Eng. Agrôn. ARI GERALDO NEUMANN e a todos os presentes, principalmente das Associações coirmãs parceiras neste evento. Agradeceu aos patrocinadores do evento: CREA–SC; CASA DO CARTUCHO; CREDCREA – AILOS – COOPERATIVA DE CRÉDITO; CND DETAILING, que dá um tratamento especializado no seu carro e deixa-o como novo.

Hoje é um dia diferente. Posso afirmar que poucas vezes em minha vida tive um momento tão grandioso. É um momento de máxima satisfação e, sobretudo, de gratidão. Poder reconhecer um Profissional por Méritos é muito especial. Estamos todos nós contentes e satisfeitos. Aos homenageados Jair Savi, Lucia Cimolin e Émilin Casagrande a homenagem à vocês é por mérito, e foram reconhecidos. Termino pedindo ao Grande Engenheiro Deus do Universo, que derrame Luzes sobre nós para que possamos caminhar com sabedoria e gratidão. Agradeço mais uma vez a presença de todos e em nome de Toda a Diretoria da ASCEA, Muito Obrigado!

Pronunciamento do Presidente do CREA-SC, Eng. Agrôn. ARI GERALDO NEUMANN

DSC01206

O Presidente do CREA-SC, Eng. Agrôn. ARI GERALDO NEUMANN, cumprimentou a todas as autoridades ali presentes, saudou de forma especial aos homenageados da noite, saudou às Associações Profissionais e Entidades de Classe ali representadas e a todos os convidados. Destacou o presidente em seu pronunciamento que:

em março de 2018, durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, juntamente com o CREA-SC, a ASCEA foi uma das cinco Entidades de Classe do Estado de Santa Catarina homenageadas pela ALESC como Entidade de Classe Precursora reconhecida pelo Sistema CONFEA/CREA e MÚTUA por atuação decisiva na fundação do CREA-SC.

Encerramento

Ao fim o cerimonial agradeceu a presença de todos, que com sua participação abrilhantam este evento promovendo a valorização das profissões e fortalecendo as relações entre Engenheiros, Agrônomos, Arquitetos, Técnicos, demais profissionais da área tecnológica e a sociedade. O presidente da ASCEA, Sérgio Augusto Becke ressaltou ao final que:

“Para a ASCEA, o registro deste reconhecimento é importante para que as futuras gerações de estudantes e profissionais da área possam conhecer os acontecimentos, a história e a memória da Engenharia do Sul Catarinense. Acreditamos que guardar a memória da Engenharia é uma obrigação para todos aqueles que têm compromisso com a valorização e o reconhecimento da nossa profissão no País”.

O evento contou com o apoio de:

• CREA-SC – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina;
• MÚTUA-SC – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-SC;
• CREDCREA – AILOS – COOPERATIVA DE CRÉDITO;
• ACEAMB – Associação Catarinense de Engenharia Ambiental;
• ACEAG – Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores;
• ACATEMI – Associação Catarinense dos Técnicos em Mineração;
• ACEM – Associação Catarinense dos Engenheiros de Minas;
• AEASC – Associação de Engenheiros Agrônomos do Sul Catarinense;
• IAB-SC – Instituto de Arquitetos do Brasil Núcleo Criciúma;
• SENGE-SC – Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina;
• AEASC – Associação dos Engenheiros Agrônomos Sul Catarinense;
• AREA-TB – Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos Vale do Rio Tubarão.

Agradecimento especial aos Patrocinadores:

CND 1280 x 712     PatrocinioCDCCredCrea     CREA-SC

O evento teve:

  • Atração Musical – Mário Pacheco
  • Buffet – Restaurante Souza
  • Cerimonial – Jair de Avila

Assista ao vídeo da Sessão Solene

Image261020181252

Repercussão: