A ASCEA – Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos, entidade fundada em 06 de Outubro de 1957, reunia engenheiros, arquitetos dos municípios da AMUREL, AMESC E AMSESC.
Até 1981, a ASCEA fazia uma rotatividade pela diretoria entre Tubarão e Criciúma e devido ao crescente número de profissionais já havia a necessidade de atender a realidade e interesses de cada região. Assim em 16 de dezembro de 1981, surgiu a ASCEA, que teve a sede em Criciúma e a AREA com Sede em Tubarão.
A ASCEA sempre teve por princípio oferecer aos seus profissionais associados acesso a conhecimentos específicos abordados pelos seus informativos para trabalhos de desenvolvimento de estudos, projetos e execução de obras de engenharia, bem como informações gerais e temas diversos de interesse. Veja o Informativo de Outubro de 1990. A ASCEA mantinha um jornal próprio, além de uma coluna semanal no jornal local! Lutávamos muito pela tabela de honorários! E os Informativos Digitais Atuais. E a luta continua….
ASCEA é reconhecida como Entidade Precursora do Sistema CONFEA/CREA
Dentre as realizações da ASCEA, destaca-se a sua participação na fundação do CREA-SC em 1958, que resultou em 29 de outubro de 2013 no reconhecimento pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, como Entidade Precursora entre quatro entidades de Santa Catarina precursoras do Sistema CONFEA/CREA.
A ASCEA recebeu por meio da Lei No. 6.636 de 29.09.2015, de autoria do vereador Itamar da Silva, a concessão do título de Utilidade Pública Municipal por se tratar de entidade que reúne engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos e arquitetos dos municípios da AMREC com sede em Criciúma/SC dedicada a promover a valorização profissional de seus associados e apoiar a fiscalização do exercício profissional no campo da engenharia e da arquitetura.
ASCEA recebeu a DECLARAÇÃO DE ENTIDADE DE UTILIDADE PARA O SISTEMA CONFEA/CREA. A declaração atende à Resolução nº 1.070/2015. A homologação do registro reconhece a instituição como parte integrante do Sistema e as habilita a indicar representantes para compor os Plenários do Regionais.
A Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos – ASCEA – recebeu em 10/10/2017, da Câmara de Vereadores de Criciúma, MOÇÃO DE APLAUSO durante sessão no Legislativo simbolizando o reconhecimento e gratidão pelos 60 anos de atividade da Entidade com aos seus relevantes serviços prestados ao Município ao longo de sua existência.
A solenidade, de proposição [proposição] do Ver. Zairo José Casagrande, contou com a presença de autoridades, sociedade civil, engenheiros, arquitetos, ex-presidentes da ASCEA e Diretor da inspetoria Regional de Criciúma do CREA-SC. O Ver. Zairo José Casagrande manifestou a satisfação de homenagear a entidade que, com pouco mais de meio século, vem atuando em prol da sociedade e das questões de interesse do município em defesa da comunidade. O Presidente da Câmara, Vereador Júlio Cesar Colombo, colocou em votação a proposição do Vereador Zairo José Casagrande que foi aprovada por unanimidade
O CREA-SC celebrou seus 60 anos de fundação ontem durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, na noite de 13.03.2018, em Florianópolis. As seis décadas de trajetória e consolidação do maior conselho profissional de Santa Catarina coincidem com o crescimento exponencial da engenharia, da agronomia e da indústria catarinense, atraindo investimentos externos e internos, elevando o Estado a uma posição de excelência na área tecnológica.
A Alesc homenageou as cinco entidades de classe reconhecidas pelo Sistema CONFEA/CREA e MUTUA como precursoras, cuja atuação dos profissionais foi relevante e decisiva no processo de fundação, implantação e desenvolvimento dos conselhos regionais em seus estados. São Elas:
A ASCEA atualmente relembra verdadeiras personalidades da área de engenharia, arquitetura e Agronomia, cujos feitos e participações tanto contribuíram para fazer dela o que ela, não somente representa mas, certamente, continuará representando através dos anos e décadas, contabilizando frutos ao longo do tempo e de suas ações e atividades.
A importância de uma associação profissional se percebe quando visitamos o passado e tantas coisas que foram construídas com a colaboração de muitas pessoas, de uma coletividade. Uma trajetória de desafios e de conquistas. Desta forma, aqui a ASCEA agradece a todos que de alguma forma participaram deste processo ao longo deste 60 anos.
Buscamos em exemplos como dos nossos fundadores a motivação, a ousadia e a coragem necessárias à continuidade da nossa luta. São eles: Ayrton Egídio Mattos Brandão, Hugo Bianchini, Jacopo Teixeira Tasso, Fernando Jorge Carneiro, Ruy Faraco, Hildebrando M.de Lima, Mário de Moura, Camillo Solero, Benjamim Mário Batista, Hélio Costa, Álvaro Baptista, Hélio Costa, Álvaro Baptista, Jacy Fretta, Gecy Rocha, Henrique Pinto Loja,, Odini Balsini, Tasso Crespo de Aquino, Jorge Fridberg, Henrique B. Miranda, Harro Stam, Paulo Santos Mello, Renato Genovez, Victor Dequech e Colombo Machado Sales, Rolf Reinhold Max Becke.
Fundada em 06/10/1957, sucessivamente por ela passaram os seguintes presidentes: