Nota de Falecimento – Engenheiro Ayrton Egídio Mattos Brandão – 30/08/2013

A engenharia catarinense está de luto. Perdeu hoje um engenheiro que soube dar valor à categoria. Faleceu o Engenheiro Dr. Ayrton. Resumo das atividades de um grande Engenheiro:

Engenheiro AYRTON EGÍDIO MATTOS BRANDÃO, formou-se na UFRGS, com registro no CREA-SC, membro fundador da ASCEA– Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos em 06/10/1957, com outros valorosos da engenharia e arquitetura da região sul-catarinense.

Em 1960 com a Brandão & Cia Ltda, inovou, introduzindo várias modificações no sistema de construção, tendo sido a empresa uma verdadeira escola de engenheiros.

Foi pioneiro na utilização de lajes de concreto armado em substituição aos forros de madeira e na fabricação de artefatos de cimento e pré-moldados de concreto em Criciúma, fundado, nos anos 60, a Bracimento – Brandão Artefatos de Cimento Ltda., em 1987 teve como sucessora a BPM PRÉ-MOLDADOS LTDA.

Introduziu o sistema de cravação de estacas de madeira, com equipamentos projetados e fabricados em sua oficina.

Desenvolveu e executa mais um projeto que é a industrialização da construção de casas moldadas de baixo custo, com o método “Sistema Construtivo Dominó“.

Por indicação da ASCEA, o Dr. Ayrton recebeu do CREA-SC uma homenagem com a Medalha do Mérito Catarinense, em 2009.

Comentários fechados.