A Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos (Ascea), em parceira com a Mactell Tecnologia, de Criciúma, e com a Segmil Distribuidora, de Joinville, promove uma palestra gratuita na próxima quarta-feira, às 19 horas, no Auditório da Inspetoria Regional do Crea-SC de Criciúma, sobre as normas para sistemas de detecção de incêndios e alarmes.
A Norma NBR 17240/2010 regula os equipamentos e instalações dos sistemas de detecção e alarme de incêndio em casas, indústrias e estabelecimentos comerciais e de entretenimento, como a Boate Kiss, em Santa Maria. O palestrante, Odirley Felio da Rocha, vai falar sobre projetos, instalações e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio.
A palestra mistura dados técnicos com assuntos do dia-a-dia, como o incêndio no Recanto dos Idosos, em Criciúma, nesta semana, e casos como o da Boate Kiss. “O que ocorreu na Boate Kiss é um dos cases que vamos tratar. Há também a orientação sobre seguradoras e apólices de sinistro de incêndio por conta de cláusulas que vinculem o pagamento do seguro às conformidades com as normas da NBR 17240”, explica Rocha.
Muitos empresários tomam ciência da situação depois que a tragédia acontece. “Depois do estrago feito é que vamos avaliar os prejuízos e ver que as seguradoras amarraram no contrato que temos que estar dentro da NBR 17240. Daí começa uma briga na justiça”, explica o palestrante.
Uso de sistemas de detecção de incêndio em residências é pouco difundido no Brasil
Odirley Felício da Rocha esteve no Canadá recentemente. “Lá todas as casas tem que ter alarme de incêndio monitorado, pois a seguradora exige. Aqui no Brasil ainda estamos distante desta realidade, mas hoje temos a NBR 17240, que coloca regras para sistema de incêndio para todo tipo de edificação”, conta.
Segundo ele, é necessário mostrar para as pessoas que o objetivo da norma é ajudá-las a não ter prejuízo. Por outro lado, já há mais conscientização das empresas. “As empresas estão se adequando às normas de incêndio porque agora as informações começaram a chegar até elas, que estão tomando as providencias para se adequar”.
Público alvo
O público alvo da palestra são engenheiros, arquitetos e tomadores de decisões em empresas, como diretores, gerentes e supervisores. Apesar de ser gratuita, os interessados na palestra devem se inscrever via e-mail (asceacriciumasecretaria@gmail.com) ou telefone (48) 3433-0953, porque as vagas são limitadas a 60 participantes.
Odirley Felicio da Rocha, que tem no currículo mais de 300 treinamentos técnicos e práticos, é diretor-técnico do Sindicato das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança de Santa Catarina (Siese-SC) e mestre em Gestão da Segurança Empresarial, tem 17 anos de atividades no mercado da segurança eletrônica, atuando na área da distribuição de equipamentos e auxílio em projetos, desenvolvimento e homologação de produtos e conta com uma carteira de mais de 500 empresas na região Norte catarinense.
Com informações do jornalista Cláudio Toldo.
Visite o link da notícia clicando aqui.
Comentários fechados.