06.10.2018 – Aniversário da ASCEA: aos 61 anos de Fundação

A ASCEA – Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos – completou 61 anos neste sábado 06.10.2018. Fundada em 06 de Outubro de 1957, com o nome de ASCE, Associação Sul Catarinense de Engenharia, com sede em Criciúma, reunia engenheiros, arquitetos dos municípios da AMUREL, AMESC E AMSESC. Até 1981, a ASCE fazia uma rotatividade pela diretoria entre Tubarão e Criciúma e devido ao crescente número de profissionais, já havia a necessidade de atender a realidade e interesses de cada região. Assim em 16 de dezembro de 1981, surgiu a ASCEA, que teve a sede em Criciúma e a AREA-TB com Sede em Tubarão. O objetivo da entidade era, na época de sua fundação, o estudo de tudo quanto disser respeito à Engenharia, empregando os meios ao seu alcance em prol dos melhoramentos públicos, do desenvolvimento da indústria na Região e da prosperidade e coesão da classe. Promovia a integração entre os profissionais associados por meio de congressos, sessões, palestras, conferências e excursões em que se expunham e discutissem assuntos que interessassem à engenharia e à indústria Sul Catarinense. Portanto, lembrar a ASCEA significa lembrar do Sistema CONFEA/CREA, pois a ASCEA é reconhecida como Entidade Precursora do Sistema e destaca-se por sua participação na fundação do CREA-SC em 1958, que resultou em 29 de outubro de 2013 no reconhecimento pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, como Entidade Precursora entre quatro entidades de Santa Catarina precursoras do Sistema CONFEA/CREA. ASCEA recebeu em 26 de Maio de 2017 a DECLARAÇÃO DE ENTIDADE DE UTILIDADE PARA O SISTEMA CONFEA/CREA. Lembrar a ASCEA significa lembrar do município de Criciúma. A ASCEA recebeu por meio da Lei No. 6.636 de 29.09.2015, de autoria do vereador Itamar da Silva, a concessão do título de Utilidade Pública Municipal por se tratar de entidade que reúne engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos e arquitetos dos municípios da AMREC com sede em Criciúma/SC dedicada a promover a valorização profissional de seus associados e apoiar a fiscalização do exercício profissional no campo da engenharia e da agronomia. Já em 10/10/2017, recebeu da Câmara de Vereadores de Criciúma, MOÇÃO DE APLAUSO durante sessão no Legislativo simbolizando o reconhecimento e gratidão pelos 60 anos de atividade da Entidade com aos seus relevantes serviços prestados ao Município ao longo de sua existência. Na noite de 13.03.2018, em Florianópolis / SC, durante Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – ALESC – a ASCEA foi homenageada por atuação decisiva na fundação do CREA-SC. Ao longo dos 61 anos, vem se fortalecendo e destacando-se como liderança na Região Sul e no estado de SC.

Alinhada ao CREA-SC, a ASCEA compreende que a sociedade necessita de profissionais capacitados, qualificados, registrados e legalmente habilitados para o exercício das profissões. Neste contexto, a ASCEA oferece aos seus profissionais associados atividades permanentes de promoção de qualificação e valorização profissional por meio de Cursos, Palestras, Seminários, Reuniões, Eventos e Encontros Sociais, nas quais a sociedade percebe a sua importância, fortalecendo a categoria.

A ASCEA completa 61 anos de existência em um momento histórico de eleições no país, com eleições para os cargos de Presidente e Vice Presidente, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais.

1020181738

A Diretoria da ASCEA agradece aos fundadores, ex-presidentes, ex-diretores, ex-conselheiros e associados pelo comprometimento, motivação, ousadia e coragem de fazer parte desta sexagenária associação que foi congregando lideranças importantes ao longo dos anos, com o compromisso de manter viva sua história, dando continuidade à valorização e aperfeiçoamento do exercício profissional de seus associados sempre alinhada à segurança e aos interesses da nossa sociedade, da nossa Região, Estado e País. Comemorar o aniversário de 61 anos de fundação é com certeza um grande mérito que valoriza, fortalece cada vez mais a ASCEA e reconhece a grandeza de sua história.

De acordo com o presidente da ASCEA, Eng, Civil Sérgio Augusto Becke:

“No 61º aniversário da ASCEA temos muito a comemorar. Nos últimos anos, por meio de uma gestão compartilhada na Diretoria Executiva e da modernização da ASCEA, avanços muito e cumprimos nossa missão de promover a valorização profissional dos nossos associados e apoiar a fiscalização do exercício profissional no campo da engenharia e da agronomia em benefício da sociedade. Já nos comunicamos com associados e sociedade por meio de canais tais como Website, Facebook, Twitter, Instagram, Email, Informativo Digital, Canal de WebTV, Transmissões ao Vivo, dentre outros. E vamos ampliar ainda mais nossos canais de comunicação com a sociedade, oferecendo novos serviços. Temos novidades a caminho. A ASCEA vem se transformando e se reinventando ao longo dos anos, mesmo em períodos de dificuldade, identificando oportunidades sobre sólidas colunas de sabedoria, força e união”.

O aniversário será celebrado em Sessão Solene de 61 Anos da ASCEA e 10º EAT – Edição 2018 – Encontro de Engenheiros, Agrônomos, Arquitetos e Técnicos, que ocorrerá em 26.10.2018 em Criciúma / SC. No evento, serão também homenageados profissionais de destaque da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia, Arquitetura e Técnicos do Sul Catarinense.

2018 - Sessão Solene e 10o EAT 1512x1055_

Saiba mais em: 

http://ascea.com.br/portfolio_item/sessao-solene-de-aniversario-de-61-anos-da-ascea-e-10o-eat-edicao-2018-encontro-e-jantar-dancante-de-engenheiros-agronomos-arquitetos-e-tecnicos-26-10-2018-criciuma-sc/

2018 - Sessão Solene e 10o Capa Face Evento 4838X2352

Comentários fechados.