Ações de Interesse do Sistema CONFEA/CREA são discutidas em Reunião do Colégio de Presidentes em Aracajú – 12 a 14 Junho 2019 – Aracajú / SE

PHOTO-2019-06-13-18-29-04

Aracaju sediou nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2019, a 3ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, com participação do presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krüger, do presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann e lideranças dos Creas de todo o país. O objetivo é a discussão de temas relevantes para os profissionais e para a sociedade, além de demandas e sugestões para a melhoria do Sistema, com uma pauta de 40 itens.

Dentre itens de pauta estão (Veja a pauta aqui):

  • padronização dos procedimentos para cadastros de cursos e registros de egressos de EAD pelas coordenadorias de câmaras especializadas;
  • pedido de treinamento sobre as regras de acesso ao Programa Especial de Reforma e Construção de sedes e inspetorias;
  • solicitação de estudo jurídico para definição de parâmetros de fiscalização quanto ao cumprimento da Lei 13.425/2017, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público;
  • procedimentos de cadastro de cursos por instituições de ensino;
  • elaboração do Manual de Operacionalização da Resolução nº 1.073, que regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea;
  • apresentação do convênio firmado entre a ABNT e o Confea, que confere ao profissional 50% desconto na compra de qualquer norma técnica, são outros temas da pauta. O presidente da ABNT Mário Willim Esper, falou sobre a parceria mantida com o sistema Confea/Crea.

Presença também dos diretores do CREA-SC, Eng. Civil Miguel Angelo da Silva Mello, Eng. Agr. Rafael Kienen Camargo e do Eng. Eletr. Evânio Ramos Nicoleit.

Segundo dia – Assembleia Legislativa de Sergipe

Como parte da programação do CP, nesta quinta-feira, o presidente do Confea Eng. Civil Joel Krüger fez, no período da manhã, apresentação no expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe sobre a importância da Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento nacional. A apresentação será às 10horas no plenário da Assembleia.

Na parte da tarde do segundo dia de debates da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea/Mútua foi marcado pela discussão em torno da ética profissional e a preocupação com a defesa do salário profissional de engenheiro. 

O Conselheiro Federal, engenheiro eletricista Modesto Santos, levantou a preocupação com o Projeto de Lei 3.451, apresentado na Câmara dos Deputados, que revoga a Lei 4.950, que dispõe sobre a remuneração profissional dos engenheiros. A coordenação do CP afirmou que vai produzir um documento pedindo a manutenção da Lei 4.950.

A coordenadora nacional da Comissão Nacional de Ética, engenheira civil Flávia Roxin, fez uma exposição aos presidentes sobre o processo de revisão do Código de Ética Profissional, fazendo inclusive um indicativo pela realização de um Seminário Nacional Anual de Ética Profissional pelo Confea.

Terceiro dia – ABNT e Confea, uma parceria pela difusão do conhecimento

No dia 14 de junho, a ABNT fez uma apresentação sobre a importância da parceria entre CONFEA/CREA/MÙTUA, por ocasião da reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea (CP). A Gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea e gestora pública do convênio, a engenharia eletricista Fabyola Resende, exaltou os serviços oferecidos aos profissionais de engenharia e agronomia.

O convênio oferece como benefício na compra de qualquer norma técnica:

  • 50% para os profissionais registrados no Sistema
  • 60% para os associados da Mútua

O convênio

Com a parceria, o Confea, os Creas e a Mútua tornaram-se assinantes do ABNTColeção, serviço para fornecimento e gerenciamento de coleções de normas técnicas, totalmente via web, que se caracteriza pela segurança, eficiência e rapidez. De âmbito global, oferece acesso a cerca de 250 mil documentos normativos dos principais organismos de normalização do mundo e possibilita que os clientes consultem suas coleções em qualquer lugar que estejam, por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets. As normas sobre construção civil e eletricidade têm sido as mais procuradas.

O acesso se dá por login e senha individuais, na plataforma www.abntcolecao.com.br. Entre os principais benefícios, os assinantes contam com: visualização ilimitada e multiusuário do acervo completo das Normas Técnicas Brasileiras (NBR) e Mercosul (NM); atualização diária; baixa dos arquivos das normas em PDF seguro (24h); direito a impressão do texto completo ou de parte das normas; relatórios dos acessos efetuados; e visualização por um tempo determinado das normas técnicas dos principais organismos de normalização mundiais.

Por sua vez, o Centro de Informação Tecnológica e para Negócios (CIT) permanece à disposição para atendimentos como indicação da norma técnica aplicável a uma determinada necessidade, por exemplo.

No endereço HTTP://www.abntcatalogo.com.br/confea, os profissionais registrados e adimplentes com o Sistema Confea/Crea e Mútua adquirem Normas Brasileiras (NBR) e do Mercosul (NM) com desconto e têm direito à pré-visualização do acervo desses documentos, por tempo predeterminado.

Os engenheiros e agrônomos também podem utilizar os serviços de Capacitação da ABNT, com desconto de 15% nos preços praticados em cursos da grade. Atualmente há mais de 150 títulos, agrupados em 32 temas, ministrados por cerca de 60 diferentes instrutores altamente reconhecidos em suas áreas de atuação e especialistas em normalização.

Os Creas ainda podem indicar profissionais para serem instrutores dos cursos da ABNT nos seus estados, como forma de redução de custos. Esses profissionais têm preferência na avaliação de sua qualificação.

Durante a vigência do contrato, o Confea, os Creas e a Mútua são inscritos como sócios na condição de Colaborador Mantenedor da ABNT, o que permite, entre outras atribuições, tomar parte nas assembleias gerais, votar e ser votado para os cargos eletivos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Superintendência dos Comitês Brasileiros e Conselho Técnico, indicar profissionais para participar da normalização Internacional e sediar secretaria técnica de Comitês Brasileiros.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

 

VEJA MAIS FOTOS DO CP NO FACEBOOK DO CREA-SE

Saiba mais em:

 

Comentários fechados.